Em contraponto do mercado financeiro mundial, o ministro Guido Mantega mantém a aposta em um crescimento de 4,5% neste ano. Em primeiro lugar, porque não somos tão suscetíveis aos problemas da economia mundial, dependemos menos do mercado externo, temos uma exposição menor à Europa, e isso nos dá mais autonomia de voo, enquanto outros países, como a própria China, dependem muito do mercado externo. temos um mercado interno sólido, que continua crescendo, em termos de vendas ao varejo, 8% ao ano e um aumento do salário mínimo expressivo, de 14,3%, que vai injetar em torno de 50 bilhões de reais na economia além disso as amarras do crédito que tínhamos estabelecido em 2011 foram eliminadas. No ano passado, começamos puxando o freio, subindo os juros, com medidas prudenciais, compulsório, IOF para o crédito ao consumo, ou seja, puxamos vários freios para dar uma controlada na economia. E os freios funcionaram. Agora estamos na direção oposta. Desde agosto de 2011, o BC passou a reduzir a taxa de juros, amenizamos as medidas prudenciais, o IOF já começamos a baixar e, portanto, estamos em um ciclo de expansão do crédito e de redução do custo financeiro.
Do ponto de vista da ação governamental, temos um grande programa de investimentos pela frente. O investimento será um dos propulsores desse crescimento em 2012, mesmo porque é bom crescer com investimento, pois ele dá um crescimento de qualidade porque o País precisa de mais infraestrutura, de logística para impedir gargalos, reduzir custos, por isso temos um programa ambicioso de crescimento.
Só no PAC são 42 bilhões que vão estar completamente liberados no orçamento de 2012 e o Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica, que vai ter uma injeção de mais de 40 bilhões de reais.
Vamos intensificar a defesa comercial. E só agora o aumento do IPI sobre os veículos importados vai mostrar seus efeitos, já que os estoques com tributo menor estão acabando, e vão passar aos carros nacionais. A indústria eletroeletrônica tem seus estímulos, assim como existem os estímulos para a linha branca.
Assim com o trabalho de cada brasileiro vamos conseguir alcançar um país melhor e mais justo para todos os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário